Em A Missão da Umbanda, Ramatís elucida as diferenças e semelhanças existentes em relação às práticas mágicas populares e reinterpreta o pensamento vigente que santifica os Orixás e demoniza Exu.
O que é verdadeiramente o mediunismo e quando surgiu? A descrição da ruptura da tela etérica e a ressonância vibratória causada nos chacras dos médiuns umbandistas são feitas com a tradicional clareza e síntese do Mestre. A magia é explicada à luz da ciência metafísica, e a verdade oculta do mau uso dos elementos rituais é descortinada, delimitando o espaço do que realmente é utilizado na liturgia de Umbanda. Da mesma forma, as consequências dos despachos feitos sem quaisquer fundamentos na tradição consagrada são definitivamente esclarecidas.
Esta obra é um marco referencial na literatura umbandista e traz uma enorme contribuição aos seus adeptos e simpatizantes, bem como a todos os estudantes que buscam a veracidade universal, independentemente de crenças e religiões particularizadas na Terra.
Saiba mais: