Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões - e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores. O preconceito foi gerado porque, na primeira metade do século 20, igrejas pentecostais e alguns outros grupos católicos consideravam profana a prática dessas religiões. Com o tempo, num processo de generalização popular, preconceituoso, quaisquer manifestações dessas religiões passaram a ser tratadas como "macumba". Na verdade, a demonização da Umbanda pelas religiões neopentecostais e evangélicas permanece até os dias atuais.
A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento.
* * *
Escrita por José Henrique Motta de Oliveira (vulgo Arashakamá), Iniciado da Umbanda do Cruzeiro do Sul, como requisito à obtenção de título em Licenciatura Plena em História.
Para download: Das macumbas à Umbanda