Capa

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Òké Aro!!! Rito com toque e louvação a Oxóssi!!!


"Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” Jesus - Mateus 6:26


Òké Aro!!!
Rito com toque e louvação a Oxóssi!!!

Prezados frequentadores do Triângulo da Fraternidade,

Nesta sexta, dia 04/01/13, reiniciamos nossas atividades litúrgicas e teremos nossa primeira sessão pública de caridade.

Neste encontro, realizaremos um rito para a reinserção de Axé – fluído vital mantenedor – na vibração de Oxóssi. Para tanto, estaremos com frutas oferendadas na frente do congá, devidamente consagradas, constituindo-se um condensador energético liberador de prana vegetal que será manipulado pelos Caboclos. Este Axé trabalhado pelos Guias é potencialmente movimentado em benefício de toda a nossa egrégora e dos presentes, enfim, da nossa comunidade terreiro.

Lembramos que Oxóssi (Òsóòsi) simbolicamente é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, é orixá da fartura, da riqueza, abundância e saúde.

É o senhor da humanidade - Olúaiyé ou Oni Aráaiyé - que garante a fartura aos seus descendentes. Este orixá cumpre um papel civilizador importante, pois na condição de caçador representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana, a própria busca incessante do homem por mecanismos que lhe possibilitem se sobressair no espaço da natureza e impor a sua marca no mundo desconhecido, representa aquilo que há de mais antigo na existência humana: a luta pela sobrevivência. Oxóssi é o orixá da fartura e da alimentação, aquele que aprende a dominar os perigos da mata e vai em busca da caça para alimentar a tribo. Mais do que isso, Oxóssi representa o domínio da cultura (entendendo a flecha como utensílio cultural, visto que adquire significados sociais, mágicos, religiosos) sobre a natureza.

Astúcia, inteligência e cautela são os atributos de Oxóssi, pois, como revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha, por tanto, não pode errar a presa, e jamais erra. Oxóssi é o melhor naquilo que faz, está permanentemente em busca da perfeição.

Para que possamos receber todo o Axé deste orixá durante os passes, se impõe que nos livremos das culpas e desculpas, abrindo nossos corações e mentes para o ser essencial, que todos nós somos independente do que temos. Conforme Jesus nos instrui:

"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são  trevas, quão grandes serão tais trevas!" Mateus 6:22-23


Aguardamos a todos com alegria pela oportunidade de nos reencontrarmos na vivência templária religiosa - Espaço Sagrado - que nos oportuniza as experiências práticas, tão necessárias à nossa espiritualização e expansão da consciência e religiosidade. O estudo, por si só, sem a experimentação metafísica, é como o arco sem flecha, não atinge o espírito para ele evoluir.

Òké Aro!!!
Salve o Rei que é Oxóssi!!!

Muita paz, saúde, força e união!!!

Norberto Peixoto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google analytics