A Importância do Estudo na Umbanda
Por: Etiene Sales
Muitos médiuns Umbandistas não gostam de estudar sobre
a Religião de Umbanda, assim como alguns sacerdotes não permitem que seus
médiuns estudem e façam perguntas, questionem, evoluam em conhecimento e saber.
Muitos dizem que a Umbanda é caridade, amor e não é
necessário estudo qualquer: "é só deixar o guia vir; é só deixar o Orixá
encostar".
Bem, em toda Religião o estudo é fundamental para a sua
compreensão. Não que esteja errado ver o lado da caridade, do amor ou da
entrega que realmente são necessários aos médiuns na incorporação, mas a
Umbanda é muito mais do que isso.
O estudo deve ser somado à dedicação prática da lida no
terreiro (a prática da caridade e do amor ao próximo: solidariedade), unindo
tudo isso como um conhecimento maior que pode tirar dúvidas, retirar confusões
da mente, evitar o animismo, o exibicionismo (de médiuns e/ou de entidades),
evita que os consulentes vejam a Umbanda e seus guias como trocadores de favores
/ presentes, a clonagem arquetípica dos guias (quando médiuns novos acabam, sem
querer, copiando o comportamento dos guias do ou dos dirigentes), o
comportamento grosseiros de alguns guias e médiuns, a ignorância de alguns
médiuns, e evitar que os espertalhões, que querem utilizar a Umbanda como um
meio de ganhar dinheiro, o façam usando a ignorância de seus adeptos.
* Pela doutrina de cada segmento, cada casa, que
deveria ser ministrada aos médiuns e assistidos (qual a doutrina existente na
casa, seus ritos, fundamentos, maneira de trabalhar). Normalmente essa doutrina
ou essas aulas de doutrina estão a cargo do sacerdote da casa ou alguém
designado por ele;
* A conversa de banquinho com o(a) preto(a)-velho(a)
do(a) dirigente ou dos dirigentes da casa (pode ser com outro guia, tudo
dependerá da estrutura de comando de cada casa; umas estão sob o comando dos
pretos-velhos, outras sob o de Caboclos, Boiadeiros, Baianos etc), onde a parte
doutrinária da casa, pelo seu lado espiritual e orientador, deve ser levada aos
médiuns;
* Livros e material didático que sejam feitos pela casa
(terreiro) ou utilizado de autores Umbandistas. Onde possam existir mais
orientações no nível doutrinário, religioso, comportamental, espiritual, moral
e ético relacionados a Umbanda;
* Outras fontes literárias, até de outras religiões,
onde possam conter informações relevantes para os médiuns, no seu entendimento
sobre a Religião de Umbanda, ou mesmo, sobre certos conceitos de cunho moral,
ético, espiritual, doutrinário etc;
* Formação de palestras e/ou seminários, onde ao
médiuns possam compartilhar da sabedoria e do conhecimento de outras sacerdotes
e outras pessoas ligadas `a espiritualidade (dependendo de cada seguimento da
Umbanda);
* Como visitantes a outros terreiros ou recebendo
visitantes em seu próprio terreiro, no intuito de se mostrar a diversidade da
religião, a troca saudável de culturas dentro da Umbanda, mostrando a
diversidade, a riqueza que é a Religião de Umbanda. Ao mesmo tempo, estreitando
laços de amizade e de união com outros terreiros e outras formas de se
manifestar a Umbanda;
* Por meio da formação escolar e acadêmica. Seja no
estudo regular, ou na Universidade, onde o médium aprende uma profissão, uma
especialização, aumenta sua instrução e a sua forma de ver e entender o mundo;
* Por meio de cursos relativos a Umbanda e a outras
religiões, ou facetas da própria Umbanda. Porém, esses cursos devem ser de
conhecimento do sacerdote de cada casa, pois existem diversas pessoas que usam
do nome da Umbanda para enganar e retirar dinheiro de médiuns que buscam o
conhecimento.
Como podemos ver, não existe somente uma forma, mas
existem diversas formas de se obter o conhecimento e o estudo com relação a
Religião de Umbanda.
Devemos sempre lembrar que os Sacerdotes da casa, de
cada casa, têm o compromisso, não só em relação a caridade, ao amor, a
solidariedade, mas também, do conhecimento, do ensino, da orientação, do
conduzir os médiuns, os tirando da ignorância e mostrando que a Religião de
Umbanda, mediante o seu seguimento, pode dar muitos ensinamentos. Não só em
relação a religião em si, mas para o próprio médium como pessoa, como ser
humano.
O terreiro, a religião, pode se estender para o mundo
profano e nele exercer uma atuação divina. Isso pode ser feito sem
preconceitos, sem proselitismos, sem perseguições, sem imposições ao outro.
Basta que os sacerdotes e os guias que conduzem uma cada de Umbanda, saibam
passar os bons ensinamentos a seus médiuns para que eles possam levar para o
mundo o que a Umbanda tem de melhor, o que ela tem de contribuição para a
melhora do mundo e do próprio ser humano.
Algumas pessoas, até dentro da Umbanda, acreditam que
"o conhecimento é poder" (Francis Bacon).
Eu acredito que "o conhecimento liberta o homem de
sua ignorância, abrindo-lhe a mente para a liberdade das ideias."
Um abraço,
Por: Etiene Sales