PERGUNTA: — Poderíeis expor-nos algo de uma ação cientifica do Cosmo, em paralelo ao conceito do "Buscai e achareis", o qual é especificamente um código moral espiritual?
RAMATIS: — A sugestão imperativa do Cristo através do "Buscai e achareis", embora se refira a uma iniciativa de ordem moral e algo mística do espírito, implica na idéia de "pesquisa", porquanto, "buscar" ou procurar é sempre investigar para encontrar. Assim, a legislação divina preceitua ao espírito encarnado que se movimente, incessantemente, na "busca" de sua própria realidade espiritual, malgrado também deva atender, disciplinadamente, às exigências justas do seu organismo físico. Além de outras revelações ocultas, que a humanidade terrícola irá identificando, tanto quanto se fizer o desenvolvimento "mental-espiritual" do homem, o conceito do "Buscai e achareis" é uma sequência miniatural da mesma Lei do Universo, que impele toda a criação para o progresso e aperfeiçoamento.
À medida que o homem conhece e distingue os elementos fundamentais e responsáveis pela estrutura das formas físicas do mundo, servindo-se dos próprios recursos técnicos e científicos, se aproxima cada vez mais da ação criativa de Deus. Daí, o motivo por que a ciência humana deve ser respeitada, uma vez que também é a miniatura da própria Ciência Cósmica Divina. O equívoco censurável é quando os cientistas superestimam as suas próprias iniciativas e dispensam a presença de Deus. Assim, muitos laboratologistas ingênuos da matéria transitória olvidam que só "descobrem" aquilo que Deus já havia criado anteriormente, enquanto os seus triunfos são, apenas, produtos das leis e pensamentos que regem o Universo.
Sob o conceito do "Buscai e achareis", Jesus deixa o homem aperceber-se de que há de achar o que busca, porque isso já existe antes de ele se individualizar espiritualmente, como criação antecipada e produzida pelo Criador. E quem for mais perseverante e confiante, também há de encontrar, bem mais cedo, essaVerdade ou Bem Espiritual que"busca", porque, já de início, vibra sob melhor freqüência sideral. O convite sutil da Divindade, que se oculta sob o preceito do "Buscai e achareis" é para que o homem busque, mesmo através da ciência do mundo, a autenticidade da Vida. Mas, não se deixe deslumbrar pelas descobertas extemporâneas, que nada mais são do que simples"achados" do que Deus já criou. Não se exalte o homem, porque conseguiu descer à Lua, se ainda não logra penetrar um centímetro dentro de sua própria alma. Nem se orgulhe o cientista, por movimentar gigantesco avião, através do controle remoto, caso ainda não saiba dirigir a sua própria alma em paz, no seio da família. Buscai pelos caminhos científicos e técnicos da Terra, e "achareis", se fordes libertos da vaidade tola e do orgulho imponente, que faz o homem julgar-se mais importante e sábio do que o seu próprio Criador.
Ramatís - O Evangelho à Luz do Cosmo
Ramatís - O Evangelho à Luz do Cosmo