Todos nós, em algum momento da vida , já fizemos a mesma pergunta que todas as gerações também fizeram :
Qual é a coisa mais importante da nossa existência ?
Queremos empregar nossos dias da melhor maneira, pois ninguém mais pode viver por nós. Então precisamos saber , para onde devemos dirigir nossos esforços , qual o supremo objetivo a ser alcançado ?
Estamos acostumados a escutar que o tesouro mais importante do mundo espiritual é a fé . Nesta simples palavra se apoiam muitos séculos de religião .
Muitas pessoas consideram a fé a coisa mais importante do mundo.
*Paulo de Tarso, (em sua carta aos coríntios) nos diz:
Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos se não tiver AMOR , serei como o bronze que soa , ou como o címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé a ponto de transportar montanhas, se não tiver AMOR , nada serei.
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue meu próprio corpo para ser queimado , se não tiver AMOR , nada disso me aproveitará.
Após Paulo continuar com sua carta , listando e enunciando qualidades e propriedades do verdadeiro AMOR , ele encerra assim :
Agora, pois, permanece a Fé , a Esperança , e o AMOR.
Esses três .
Porém , o maior deles é o AMOR.
A carta aos coríntios de Paulo, não é o único documento a mostrar o AMOR como o summum bonum , o Dom Supremo . Todas as obras-primas do cristianismo concordam a este respeito.
• Pedro diz: ´´acima de tudo, porem , tende AMOR intenso uns para com os outros , porque o AMOR cobre a multidão de pecados``.
• João vai mais longe:´´ Deus é AMOR ``.
• Podemos ler em outro texto de Paulo:´´ o cumprimento da Lei é o AMOR``.
A LEI DO AMOR
A lei na UMBANDA nos é apresentada através da vibratória de XANGÔ :
XANGÔ é a sabedoria , o amor e o respeito em obediência as leis de DEUS . ( Umbanda Pé no Chão pg. 85)
Quando ferimos a lei do AMOR provinda da Mente Cósmica que vibra em todo o Universo e rege nossos caminhos ascensionais, emitindo toda a espécie de pensamento e emoções negativas e destrutivas , estamos quebrando uma cadeia de causalidade que , ao invés de nos libertar, propicia a formação do carma que nos prende ao ciclo das reencarnações sucessivas.(Umbanda pé no chão pg.46)
Amor aos Filhos
O vosso sentir paternal ainda é produto do egocentrismo de um ´´ambiente de sensações``. É , pois, indispensável que todas as emoções, inclusive as mais nobres , sejam subordinadas ao controle do raciocínio ; e o amor para com os filhos não deve fugir a essa regra. Amar os filhos ,no sentido exato do termo , importa acima de tudo , em saber conduzi-los visando , não apenas, o futuro do homem-corpo, mas especialmente, o homem-espírito.
Os pais que sabem atender a este aspecto moral, libertam-se dos sentimentalismos afetivos que degeneram em liberdades nocivas. (...) não basta sentir o amor; é preciso saber exerce-lo de modo que bondade e sabedoria formem duas linhas paralelas , a fim de que se estabeleça o equilíbrio entre o sentir e o saber.( Ascenção do Espírito de A a Z pg48).
Amor incondicional- abre as portas da verdade
O céu e o inferno de cada ser encontra-se dentro de cada um.
O autoconhecimento libertador e os sentimentos altruísticos e elevados direcionam o foco do Espírito para além do ego.
Quanto mais o ser estiver imbuído de ideias de auxilio ao próximo e amor incondicional , tanto mais se abrirão as portas das verdades espirituais do Além.(Vozes de Aruanda 125/126).
Vamos aprender a AMAR ! Esse talvez seja o nosso grande desafio e objetivo . Que nossa caminhada esteja repleta de trabalho , estudo , disciplina e muito AMOR!
Bibliografia utilizada:
Vozes de Aruanda
Ascenção do Espírito de A a Z
Umbanda pé no chão
O Dom Supremo (The greatest thing in the World) Rocco