RAMATÍS: - Os africanos, donde a
doutrina de Umbanda trouxe o seu fundamento, cultuavam os "senhores da
Natureza" na forma de Orixás menores e maiores, conforme o seu poder e a
sua responsabilidade junto aos homens. Esse culto e entendimento recíproco eram
feitos através da fenomenologia física, no limiar das forças da Natureza. Então
havia cerimoniais, compromissos e deveres para com os chefes de linhas e
falanges do mundo oculto, com os tradicionais presentes e ritos à beira dos
rios, do mar, dos campos, das matas e nas encruzilhadas dos caminhos. Os antigos
sacerdotes nagôs produziam curas fabulosas, modificavam o ambiente, faziam
predições avançadas através do exame psicométrico da aura dos objetos e das
ervas dinamizadas no seu energismo. Sabiam invocar os espíritos da Natureza... e previam
tempestades, inundações, assaltos de animais ferozes, efetuavam acontecimentos
miraculosos.
Os umbandistas para manejarem adequadamente as forças ocultas do mundo etéreo, catalisam um arsenal que varia na sua nomenclatura e quantidade,
conforme o próprio grau evolutivo dos adeptos dos vários terreiros, assim como
a natureza do trabalho a ser feito e o tipo das linhas ou falanges no
intercâmbio mediúnico. Mas, em geral, no culto aos elementos da Natureza, além
de ritos e cerimônias de praxe, festividades de Ogun, Yemanjá ou Xangô,
oferendas à beira dos rios, do mar, nos campos e nas matas, banhos de descarga
com ervas odorantes e "limpa corpo", defumadores, pontos cantados e
riscados, ainda se usa uma série de objetos e coisas que firmam os preceitos da
magia africana tradicional.
Em conseqüência, não é
desairoso nem censurável o fato de a Umbanda ser doutrina apegada aos fenômenos
materiais, quando o seu principal metabolismo de vida é justamente baseado
sobre as forças da Natureza! Sem o arsenal que lhe constitui o culto religioso
não seria Umbanda, mas apenas Espiritismo, cuja atividade é feita mais
propriamente no plano mental.
Excertos página 175 do
livro A MISSÃO DO ESPIRITISMO, capítulo sobre a UMBANDA, 7º Edição – Ed. do Conhecimento.