Capa

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O homem evangelizado

"O homem evangelizado, o herói sideral, ou autêntico vencedor da batalha da vida humana, sabe perfeitamente que os seus maiores inimigos são os vícios, as paixões degradantes e os prazeres extravagantes! São bens transitórios e não-duradouros [...]. 

Embora considerado um tolo ou um pobre de espírito, porque se apaga na competição violenta do mundo carnal, o evangelizado é justamente a alma livre e emancipada, que então domestica essas forças animais alojadas em si mesmas e dominantes na face triste do orbe físico.

[...] O evangelizado é um fraco perante o mundo de César, aliás, presa fácil da rapina alheia, ou aparente fracassado em qualquer iniciativa utilitarista ou mercenária do mundo. No entanto, suposto mendigo entre os homens ambiciosos, é o gigante indestrutível e poderoso, mobilizado de armas superiores para um reino onde a vida é autêntica porque definitiva!

[...] O homem conscientemente evangelizado quando agredido perdoa, espoliado ajuda, ferido conforma-se, injustiçado confia e insultado ama! Em vez de discutir para sobreviver, prefere sucumbir para ressuscitar, confiante na promessa do Cristo, que assim disse: Aquele que der a vida por mim, ganha-la-á por toda a eternidade!"


Fonte: Ramatís - O Evangelho à luz do cosmo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1983, p.120.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google analytics