Capa

domingo, 19 de janeiro de 2014

Refletindo o relacionamento com Deus na Umbanda sob a Irradiação Divina dos Orixás.

       
       
          Em nosso relacionamento com Deus, na Umbanda sob a Irradiação Divina dos Orixás,  no mais das vezes julgamos que haveremos de encontrá-lo no templo religioso. Muitos ainda acreditam que poderão acha-Lo seguindo um sacerdote para chegar a Deus e aos Orixás, e entregam-se completamente como se fossem totalmente dependentes de outro ser humano para isto. E realmente o são. Não desmerecemos o sacerdócio, mas há que se registrar que é uma armadilha adorarmos um indivíduo, seja que título sacerdotal tenha, como se Ele fosse o único caminho para chegar-se ao Sagrado e a nossa espiritualização. Alias, se Deus é o Espírito Universal, a Mente Cósmica, Ele está em todos os lugares, dentro e fora dos templos, assim como dentro de cada um de seus filhos, criaturas criadas por Ele. Então Orixás sendo Irradiações Divinas, como o vento é livre e não conseguimos reter a luz do Sol numa garrafa, impossível seres humanos imperfeitos serem seus proprietários, como vemos muitos por aí se achando. E agradá-Lo, não é freqüentar templos religiosos, em dias e horas certas, ou então, utilizando práticas exteriores e obrigações rituais sob ameaça de não realiza-las e a vida ir para trás,  esquecendo-nos do fundamental, que é o combate às nossas imperfeições, no esforço de renovação íntima que marca a verdadeira religiosidade, sem adoração a egos, igrejismo e falsas perfeições aparentes. Temos que ser verdadeiros (diante dos ensinamentos universais do evangelho) em todos os lugares e em todas as religiões, dentro e fora dos templos, na comunidade, no lar, no trabalho, na rua, no trânsito, etc . . . A vida templária e em comunidade religiosa tem a sua valência quando o objetivo é para buscarmos forças que nos conduzem ao entendimento e o fortalecimento para enfrentarmos os problemas, as dores, as aflições que apareçam em nossas vidas, pois UNIDOS SOMOS MAIS FORTES e na vivência com os irmãos de fé na prática da mediunidade caritativa nos nutrimos.

         Todo o tempo, independente de lugar, é preciso e nosso dever, procurarmos Deus “em espírito e verdade”, seja que nome a religião que professamos dá para o mesmo, pois Deus é um só.
       Neste sentido, foi emblemático o fato do padre que colocou um vídeo nos telões da Igreja, a Globeleza dançando semi nua toda pintada e o vídeo durou uns 15 segundos. O povo da Igreja ficou todo escandalizado, então o padre perguntou:
- “Alguém se incomodou com esse vídeo aqui na casa de Deus ?”
É claro que o povo se incomodou, mas não falaram nada, então ele disse:
- “Aqui na casa de Deus não é lugar de passar essas coisas, mais na casa de vocês isso passa o dia todo e vocês não fazem nada! Será que a casa de vocês não é também a casa de DEUS? Hipócritas, são os que se escandalizam quando falam dos erros que ocorrem na casa dos outros, na igreja do outro, na vida do outro, na religião do outro... e se esquece dos erros que comete em sua própria casa.”
E para terminarmos nossa reflexão, lembremos que a samaritana perguntou à Jesus no poço da Samaria:
- Senhor, vejo que és profeta. Dize-me, então: nossos pais adoraram Deus neste monte (Garizin) e vós outros dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorá-Lo...
      Este momento é dos mais importantes no Evangelho. Porque o Mestre lança os fundamentos da verdadeira adoração dizendo:
- . . . Mulher, crede-me. Virá a hora em que não será nem neste monte, nem em Jerusalém que adorareis o Pai. Deus é espírito e em espírito e verdade é que o devem adorar os que o adoram.

      Muita paz, saúde, força e união.

      Norberto Peixoto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google analytics